limpar-box-para-banheiro

Dicas para Limpeza de Vidros e Box

Equipamentos para Limpeza de Vidros

Devido a sua delicadeza, a utilização de produtos e técnicas de limpeza incorretas podem riscar e danificar o vidro.

Assim como líquidos, alimentos e animais causam manchas em estofados exigindo um serviço de limpeza de sofá, manchas de sabonete, shampoo, pasta de dente, cola, gordura e outros resíduos,  são alguns dos problemas mais comuns em vidros e espelhos, que também precisam de limpeza.

Existe equipamentos com baixo custo que proporcionam uma boa limpeza em vidros onde não se consegue atingir a parte externa como janelas fixas, por exemplo.

Dicas para Limpeza de Vidros

Se você não faz questão de uma limpeza completa e quer experimentar algumas dicas caseiras, para limpeza de vidros em geral (box para banheiro, espelhos, janelas e portas) siga essas dicas úteis:

  • Água e Sabão neutro – De modo geral utilizar água, sabão e um pano macio que não solte fiapos (perfex por exemplo) é o suficiente para a maioria das manchas. Mas é importante secar bem depois de limpar os vidros.
  • Vinagre branco (sem excesso) – Se a mancha persistir utilize uma esponja macia (não use o lado grosso)  embebida em vinagre branco. Após remover a mancha utilize a dica acima (água e sabão) e seque bem.
  • Vidro rugoso ou pontilhado – Alguns modelos de box para banheiro possuem superfície com textura. Nesse caso pode ser usado uma escova macia, um pote contendo uma solução de água e sabão neutro em um borrifador. Escove a sujeira acumulada nos pontos difíceis e use o borrifador para dispersá-la.
  • O Papel correto – Papel toalha de qualidade e panos de micro-fibra são muito úteis na limpeza. Tenha-os sempre em mãos para efetuar a secagem após a limpeza de vidros.
  • Nada de tolhas de algodão – Esse é um erro comum  – utilizar toalhas de algodão para limpar vidros. O resultado não poderia ser outro: fiapos espalhados por todo o vidro.
  • O mito do jornal velho – Muitos utilizam jornal velho na limpeza de portas de vidro. Inclusive alguns hotéis, por muitos anos, usaram essa técnica. Apesar de servir na limpeza (devido a química existente na tinta do jornal) isso suja suas mãos e pode sujar o local onde está sendo feita a limpeza.
  • Produtos químicos especiais – Alguns produtos denominados “limpa-vidros” funcionam, mas possuem produtos químicos, que vão para o ralo e agridem a natureza. Só use em último caso.
  • Solução natural – Se você quer ser ecologicamente correto, produzir seu produto de limpeza para vidro e economizar,  faça uma mistura com 300ml de álcool 70, 300ml de água filtrada e uma colher de sopa de vinagre branco. Não esqueça de secar bem sempre ao final do processo.
  • Água quente para gordura – Se a mancha for de gordura a água quente com sabão neutro dá conta do recado. Experimente!
  • Rodo – Se for limpar janelas e vidros grandes utilizando rodo, lembre-se de fazer o trabalho rápido. Lave e seque logo, para ter um bom acabamento no serviço.