O que é vidro float temperado?

O que é vidro float temperado? O vidro float temperado é o vidro produzido através do processo float, e posteriormente submetido a um segundo processo chamado têmpera. No processo float, a matéria-prima vítrea quase liquefeita é derramada sobre um leito de estanho derretido, sobre o qual o vidro flutua (float glass) e se espalha, buscando seu nível natural, assumindo a forma de uma lâmina lisa e contínua. Enquanto desliza controlada e vagarosamente ao longo do percurso de centenas de metros, a massa vai se esfriando naturalmente. Alimentada, na seqüência, para o forno de recozimento, sofre um tratamento térmico padrão – o recozimento. A superfície é inspecionada para controle de qualidade, por computadores e, finalmente, cortada em chapas. A espessura final do vidro é definida pela variação da velocidade com que a lâmina se move no trajeto. O processo float produz um vidro sem ondulações de superfície, eliminando assim a deficiência visual inerente ao processo anterior, denominado “estirado”, pois a massa de vidro era literalmente arrastada sobre roletes.

Então o vidro float, na cor escolhida, é cortado na forma e tamanho desejados. Em seguida vem a lapidação, depois os recortes e furos necessários. Feitas essas operações, a peça segue para o processo de têmpera.

No processo de têmpera, o vidro em seu estado final de laboração é colocado no forno horizontal a uma temperatura de 600ºC. Nesse momento recebe um resfriamento brusco, através de soprantes que jogam ar sob pressão, gerando o estado de tensão e uma grande rigidez superficial.

O processo de têmpera é irreversível; o vidro uma vez temperado não pode sofrer nenhum tipo de recorte, lapidação ou furação.

Em virtude do processo de têmpera, o vidro float recozido é transformado em vidro float temperado ou simplesmente vidro temperado, adquirindo elevada resistência mecânica e térmica, características essas que permitem inúmeras aplicações a esse produto.